Os cabos de velas são peças importantes para manter o bom funcionamento do motor, sendo que esses necessitam de manutenção periódicas.
A sua função é fazer as velas funcionarem corretamente, caso isso não ocorra pode acontecer problemas no motor, perda de desempenho, dificuldade na hora da partida e até mesmo aumento no consumo de combustível.
Para que serve um cabo de vela?
A principal função dos cabos de vela é conduzir a alta-tensão produzida pela bobina ou transformador até as velas de ignição, sem permitir fugas de corrente, garantindo uma ignição sem falhas.
Quantos km dura um cabo de vela
A sua substituição,deve ocorrer de acordo com o manual do proprietário, que estipula em geral uma quilometragem determinada, que varia de um veículo para o outro.
A manutenção da troca das velas vai depender muito do uso do carro. Na maioria das vezes os manuais recomendam reduzir o plano pela metade caso o veículo seja submetido a condições severas de uso.
Se o fabricante recomendar trocar as velas a cada 20.000 km, e o uso do veículo for constante, o ideal é substituí-las a cada 10.000 km, lembrando que velas desgastadas podem comprometer o catalisador e o sensor de oxigênio.
O recomendado é obedecer os padrões determinados pelo fabricante do veículo.
Alguns defeitos dos cabos de velas podem ser identificados facilmente, como ressecamento, rachaduras, porém, o recomendado é levar o veículo para um profissional para que assim ele analise como um todo e forneça todos procedimentos necessários para essa manutenção. Por isso, é muito importante que as manutenções sejam realizadas com mecânicos de confiança.