Sol, calor em excesso, ar condicionado no máximo, viagem de férias, altos índices de umidade, maresia e muita chuva. Nesse período costumamos exigir mais dos veículos, tanto em resistência quanto em capacidade e, por isso, é essencial cuidar do carro no verão.
Lataria, pintura, elétrica, vidros, couro, pneus e motor devem ser checados e alguns pontos merecem atenção especial para que você não fique na mão e nem corra riscos em dias de chuvas fortes.
Leia até o final e saiba como cuidar do carro no verão!
Como devo cuidar do carro no verão?
Manter a revisão em dia é tão importante para a segurança do motorista e dos pedestres. Veja os principais pontos que devem ser observados.
Motor
Em cidades maiores, é comum ficar preso em engarrafamentos e, no verão, o calor exige mais do sistema de refrigeração, para que o motor não ferva a ponto de aumentar a temperatura do propulsor.
Cuidar do carro no verão significa, portanto, que você deve estar sempre de olho no líquido do radiador. Os aditivos ideais para o seu carro estão informados no manual e a troca deve ser feita por um profissional para evitar derramamentos de óleo e o “cozimento” das peças.
Pneus
O contato direto dos pneus com o asfalto quente gera um desgaste muito maior na borracha durante o verão do que no inverno. Por isso, é primordial que os pneus sejam calibrados pelo menos uma vez na semana, para evitar que o desgaste leve a acidentes graves, principalmente em dias de chuva. Tente fazer um rodízio entre os pneus, incluindo o estepe, para evitar possíveis problemas ou causar acidentes.
Cabos da bateria
Para os motoristas do litoral ou para quem viaja para cidades praianas, o ideal é que seja feita uma limpeza minuciosa nos cabos da bateria. A maresia e a umidade constante e “salgada” da praia pode oxidar os cabos e causar um problema conhecido como zinabre de bateria, reação química que compromete o desempenho da peça, levando a falhas no carregamento, problemas na hora da partida e aquecimento dos cabos.
Vidros
O calor e o sol forte podem causar ressecamentos e acabar rachando a borracha protetora dos vidros. No tempo seco isso não costuma causar transtornos, mas basta uma chuva cair para o problema começar.
Quando rachada, a borracha protetora dos vidros pode provocar infiltrações graves, deixando a parte interior das portas cheias de água, causando ferrugem e problemas elétricos.
Lataria
Sol forte, chuva forte, mudanças bruscas de temperatura: tudo isso pode desgastar a pintura do carro ou até mesmo deformar a lataria. O ideal é que, ao cuidar do carro no verão, você passe uma boa camada de cera na superfície, para proteger a pintura do desgaste, e dê preferência a locais cobertos para estacionamento.