Luzes do Painel
As luzes no painel do carro são um sistema de aviso ao motorista que alertam quando ocorre algo no veículo. Essas luzes podem ser comparadas com as luzes do semáforo, vermelho: pare imediatamente; amarelo: atenção; e verde: siga.
Na maioria dos veículos existem essas três cores de luzes que podem vir a acender em algum determinado momento. A luz amarela, acende antes de ter o problema, como por exemplo, quando o nível do combustível está abaixo alertando o motorista que o veículo precisa ser reabastecido. A luz verde, geralmente se refere a sinalização, sinaleiras, luz de pisca indicando que tudo está em sua normalidade. Já a luz vermelha, quando acender, ATENÇÃO! PARE! tem alguma coisa errada, como por exemplo luz de bateria, indicando que não há fornecimento de energia para o veículo continuar em funcionamento. Outro caso, é a luz de óleo que acende quando não há quantidade de óleo suficiente para o veículo trabalhar com segurança, ou ainda, a luz de freio indicando um baixo nível de fluido freio.
A luz da injeção acendeu e agora?
Essa luz é amarela, tem o formato de motor, conforme figura ao lado. Se essa luz acender, a primeira coisa a se fazer é desligar o carro e religá-lo. Dessa forma, se a luz permanecer acesa, você já descarta uma falha no sistema de verificação da lâmpada.
Sendo assim, é hora de levar o carro até a oficina, para fazer uma verificação no sistema de injeção por meio de equipamento de diagnóstico de injeção eletrônica. O qual apontará o real motivo dessa falha, podendo apresentar uma lista de avarias.
É possível identificar os problemas do motor sem ir ao mecânico?
Às vezes a luz da injeção acendeu justo na hora em que estamos longe da nossa oficina de confiança. Primeiramente, é preciso manter a calma para identificar de onde vem o problema. Por isso, conhecer o motor do seu carro é importante.
É claro que você não vai sair por aí trocando as peças do seu motor como se não houvesse amanhã. Mas saber verificar tudo para identificar o motivo pelo qual a luz da injeção acendeu pode evitar que você fique preso no caminho ou seja passado para trás por um mecânico desconhecido.
Se a luz do motor acendeu, você mesmo pode verificar alguns pontos debaixo do capô, como óleo, nível de água, cabos da bateria, nível de combustível no tanque, etc.
Alguns problemas relacionados com a luz da injeção:
Injetores
Cabos, velas e bobina formam um conjunto, que em sua ineficiência podem causar a falha e acendimento de luz da injeção. Geralmente a falha provoca um estado em que o motor trabalhe de forma irregular, como se um pistão não funcionasse. Nesse caso indica-se a troca do conjunto completo.
Sonda lambda
A chamada sonda lambda serve para garantir que a mistura de combustível e gases seja feita corretamente pelo motor e também pode ser o motivo pelo qual a luz da injeção acendeu. Quando essa peça para de funcionar, a mistura de ar e combustível para a combustão começa a ser aleatória e o carro perde potência aumentando o consumo de combustível. A solução é realizar a troca desse componente.
Catalisador
O catalisador é uma parte importante do escapamento do carro, responsável por diminuir a poluição e a temperatura dos gases que saem do motor antes que eles sejam soltos no ar. Quando o catalisador está entupido ou com rachaduras internas, o fluxo de saída dos gases pode ficar comprometido, criando muita pressão dentro do motor. Portanto, esse também pode ser um motivo do acendimento de luz do motor.
Central Eletrônica (ECU)
Algumas causas podem ser mais complicadas de resolver e também mais caras para o bolso. A principal delas é quando a centralina começa a travar. Em inglês, a peça é chamada de ECU e é responsável por todos os sistemas eletrônicos do motor, desde a injeção eletrônica até a sonda lambda.
Se o problema for na centralina e a luz da injeção acendeu, é preciso reconfigurá-la ou trocá-la. Para sua substituição ou configuração necessita-se de equipamentos mais complexos, encontrados em oficinas especializadas.